sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Porto Seguro é praia e diversão o ano todo


Em 9 de março de 1500, o fidalgo e navegador português Pedro Álvares Cabral saiu de Lisboa com 13 caravelas. No dia 22 de abril, a tripulação avistou um monte alto e uma terra, que foram chamados de Monte Pascoal e Terra de Vera Cruz. Nos nove dias seguintes, nas enseadas generosas do sul da Bahia, a armada reconhecia a nova terra e seus habitantes, os índios Aimorés. Nesse instante, essas terras entravam no curso da história. Os portugueses subiram pela foz do rio Buranhém em busca de um porto seguro. Encontraram. Hoje, quem vai a Porto Seguro, no sul da Bahia, encontra no local onde o Brasil nasceu belíssimas praias de águas mornas durante todo o ano, graças ao sol que se faz presente em todas as estações, desfruta dos banhos de mar e visita pontos turísticos que são verdadeiros cartões-postais.
Na parte alta da cidade os turistas podem admirar a Igreja de Nossa Senhora da Pena, a segunda mais antiga do Brasil, construída em 1535. Na mesma praça, fica o Paço Municipal (1772), o antigo gabinete do Intendente, transformado em museu. Ainda se encontram prédios restaurados como a Igreja da Misericórdia (1526), a mais antiga do Brasil, e de São Benedito (1551), casas da época do descobrimento e o Marco da Posse, trazido em 1503 pela expedição de Gonçalo Coelho. O marco tem de um lado o brasão de Portugal (voltado para o mar) e do outro a Cruz de Avis (voltada para o lado da praça), o que definia as terras como propriedade da Coroa Portuguesa.
Ainda na Cidade Histórica é possível comprar artesanatos indígenas, ver shows de capoeira, comer cacau, degustar um gostoso acarajé, beber água-de-coco gelada ou apreciar a obra de J. Meireles, que pinta os prédios da Cidade Histórica. O quadro pequeno custa R$ 50 e, o maior, R$ 400.


Mas as praias são mesmo a grande atração de Porto Seguro, com ótima estrutura de lazer e hotéis. No litoral Norte, Taperapuan (”Toca do Caranguejo” na língua dos Tapaxós) é a melhor e mais freqüentada. Há restaurantes de comida típica, locais para curtir axé-music dia e noite e excelentes hotéis. Outra boa praia da orla norte é Mundaí (Praia dos Piratas), onde os espanhóis e franceses roubavam pau-brasil. Essa praia é mais tranqüila e freqüentada por famílias. Há cabanas bem estruturadas e deliciosos pratos em seus cardápios. Ainda há as praias de Itacimirim
(Pequena Formiga), Cruzeiro, Curuípe e Mutá, situada a 10km da cidade. É a última praia do litoral norte de Porto Seguro e faz divisa com Coroa Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário