
Quem acabou de ter filho ou tem em casa um bebê que não é recém-nascido, mas é pequenininho, deve estar com o cabelo em pé por causa desse frio todo. Aqui em São Paulo tivemos mínimas de 5 graus. No sul as temperaturas despencaram para abaixo de zero. Como fazer pra tirar a roupa dos pequenininhos para dar banho? Como agasalhá-los para evitar que passem frio nas madrugadas, já que eles não se cobrem? Tenho certeza que muitas mamães acordam milhares de vezes a noite para ver se os filhos estão quentinhos... eu, pelo menos, faço isso há 3 anos, desde que a Nina nasceu!
Bom, os pediatras recomendam que, nessa época, o termômetro fique na mão. Muitas mães exageram nos agasalhos e deixam a criança com calor, para protegê-las do frio! Vale tirar a temperatura de tempos em tempos, para garantir que ela está em torno dos 36 graus. Sobre o banho (que deve ser a tarde, por volta das 16h), o ideal é, antes tirar a roupinha deixar o vapor tomar conta do ambiente. Ah! Nada de banho muito quente! A pele sensível pode até queimar! Cuidado também com aquecedores, ar condicionado que esquenta, essas coisas. O choque térmico pode causar gripe nos pequenininho. E, improvisar com latas de óleo e fogo, nem pensar! O risco de um incêndio e de inalar fumaça tóxica é muito grande. No berço a minha sugestão é colocar cobertor por baixo, no lugar do lençol, para garantir que a criança estará deitada no quentinho!
Todos esses cuidados vão garantir noites e banhos tranquilos mas não vão impedir que gripes e resfriados ataquem os bebês. Para ajudar a protegê-los nada substitui as mãos limpas (lave-as sempre antes de pegar no colo), o controle das visitas (gente gripada deve ficar longe!) e o resguardo (no sentido de fugir de lugares fechados e cheios - bebê tem que ficar em casa, quentinho!).
Espero ter ajudado as mamães!
Um beijo.
fonte: Patricia Maldonado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário